A Escola


Foto: Tim Oliveira (Turma 2.2016)


Histórico

A Escola de Narradores é uma escola de narração oral que se propõe a investigação da arte de contar histórias no Brasil e no mundo, enquanto cultura e expressão, abordando conteúdos práticos e teóricos para o desenvolvimento do debate crítico e da performance cênica em diálogo com múltiplas linguagens artísticas. Criada em 2015 a partir de experiências de formação na área em entidades públicas e privadas do estado do Ceará, a Escola de Narradores tem sede na capital de Fortaleza e na região do Cariri e é administrada pela associação cultural Cia. Catirina de Pesquisa e Produção - Ateliê da Palavra em parceria com o Balaio de Histórias, tendo como apoio de estrutura física o centenário Theatro José de Alencar em Fortaleza e a Ong Beatos no Crato.

Missão

A Escola de Narradores tem como missão a formação de contadores de histórias, atores expoentes no desenvolvimento social, cultural, humanitário e educativo de uma comunidade. Atua como ferramenta de promoção, dinamização e mediação da leitura e da salvaguarda do patrimônio imaterial e da difusão de saberes, por uma cultura de paz. Os principais meios utilizados em suas ações pedagógicas, eventos e atividades abrangem programas de Memória, Comunicação e Artes na formação de seus educandos através de laboratórios de conteúdos, pesquisa, produção e atividades complementares abertas ao público com palestras, debates e cursos livres.

O objetivo é a formação interdisciplinar de jovens e adultos das mais diversas áreas - em especial estudantes, narradores orais, atores, escritores, educadores, bibliotecários e professores - a sensibilização do ver, do ouvir, do sentir, do pensar, do experimentar, do criar, do fazer e do partilhar da prática oral de contos e de seu universo intuitivo, investigativo e filosófico, com a facilitação do acesso a um conteúdo seleto e de qualidade.




Visão

Hoje a Escola de Narradores e suas ações, têm conquistado um espaço de referência na formação de contadores de histórias no Ceará e no Brasil, expandindo seu formato em 2017 também para o outro lado do Atlântico em Portugal. Tem a visão de levar "a palavra alada" pelos quatro cantos do mundo, bebendo na fonte de tradição oral de cada país que percorre, ouvindo e partilhando contos com seus narradores. Um mundo que proporcione o acesso a memória, ao imaginário e a história de cada nação, disseminando o saber oral e as práticas de leitura e escrita para o empoderamento da cultura e da cidadania de crianças, jovens e adultos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Turmas 2015-2019

INSCRIÇÕES ABERTAS - 2018