Docentes



JOSY MARIA CORREIA
Contadora de histórias, escritora, formadora, atriz, compositora, produtora cultural e investigadora de tradição oral popular do Ceará, da América Latina e da Europa, este último relacionado com o trovadorismo e a literatura de cordel. Idealizadora e curadora responsável pelo encontro internacional de contadores de histórias do Ceará-Brasil (Cordão de Histórias) desde 2005. Criadora e diretora da Escola de Narradores desde 2015. Formadora de projetos de narração oral na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (PAIC) e escolas para narradores como o Instituto Cultural Aletria (Belo Horizonte/MG). Membro da RIC - Red Internacional de Cuentacuentos com sede em Valência (Espanha). Fundadora da Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Repentistas. Desenvolve desde 2013 em Portugal, Espanha e França, formações, palestras, sessões e serões de contos com o projeto Trovadoras Itinerantes apresentando-se e participando de conferências em universidades importantes como a Université de Poitiers e a Sorbonne Paris 3. Formada pelo Colégio de Direção Teatral (Instituto Dragão do Mar/Secult - Ceará/Brasil). Premiada com o 8o. Prêmio Viva Leitura do Ministério da Cultura pela criação da Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas (2015), além dos Prêmios Funarte Artes Cênicas na Rua e BNB de Cultura pelo projeto "Palco de Areia" (2009/2010), Intercâmbio e Difusão Cultural MinC com o projeto "1a. Expedição Cultural Brasil Portugal" (2013) e Edital Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultural com o Festival Internacional de Narradores "Cordão de Histórias" (2015), entre outros. Fundadora da Cia Catirina e do Ateliê da Palavra (2002), desenvolve sessões de contos há 20 anos no Brasil e em diversos países do mundo, tendo participado de festivais de narradores e sessões em países como Colômbia, México, Cuba, Argentina, Peru, Portugal, Espanha, Holanda e França.







RAIMUNDO MOREIRA DA COSTA

Arte-educador com estudos em Pedagogia Waldorf, ator e diretor teatral, fundador da Cia Prima de Artes, coordenador geral do Festival Popular de Teatro de Fortaleza e contador de histórias fundador do grupo Era uma vez. com mais de 20 anos de trajetória artística e grande experiência com formações para narradores, contos e músicas para a infância é professor e parceiro da Escola de Narradores.






TÂMARA BEZERRA
Escritora, professora universitária e narradora profissional. Graduada em Serviço Social (Brasil) e mestranda em Educação Intercultural pela Universidade de Lisboa. Possui longa trajetória com narrativas literárias, sob forte influência da literatura de tradição oral brasileira. Atua no Grupo de Estudos, Pesquisas e Partilhas com narrativas orais: Costureiras de Histórias. Com vasto trabalho cênico por meio de sessões de contos apresentadas em equipamentos e eventos culturais no Brasil e outros países como Portugal e Espanha. Também atua como pesquisadora de contos populares e formadora na Escola de Narradores do Brasil e em Portugal.



PAULA YEMANJÁ

Diretora teatral, produtora, atriz e contadora de histórias, graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. É artista do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis. Escreveu e publicou o livro infantil “A Menina Mariquinha”. Desenvolve atividades de mediação de arte e oficinas de formação artística para o público infanto-juvenil e adulto, atuando nas seguintes áreas: Literatura e ludicidade; Processos de formação do ator; Contação de Histórias; Dramaturgia e Improvisação. Foi professora artífice do cursos de Belas Artes da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e do Cursos Princípios Básicos de Teatro (CPBT) – tradicional cursos de iniciação teatral do Theatro José de Alencar em Fortaleza. Com mais de 20 anos de atuação em espetáculos cênicos e contação de histórias, circulou por diversas cidades do Ceará, desenvolvendo igualmente inúmeras formações.



AMANDA NUNES
Graduada e Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará, com o Violão como instrumento complementar. É professora, musicista e pesquisadora atuante nas áreas de Musicalização, Violão, Percussão Popular, Percussão Corporal, Canto Coletivo e Contação de Histórias em escolas de educação básica, projetos sociais, escolas de música, além de festivais, companhias e grupos artísticos no Ceará. Especializou-se em Musicoterapia no Instituto Graduale e atualmente integra o duo musical Duoal, em parceria com Lenina Silva, que desenvolve atividades de educação e performance com o projeto Corpo & Música.

LENINA SILVA
Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com o instrumento complementar violão, atuou como professora de Música no Ensino Fundamental em escolas de Educação Básica e em projetos sociais no Estado do Ceará. Realizou oficinas nas áreas de Canto em Grupo e Percussão Corporal na cidade de Fortaleza-CE para públicos de todas as idades. Atualmente, é responsável pelo projeto de ensino da Música intitulado Corpo & Música, no Instituto Dr. Rocha Lima de Proteção e Assistência à Infância. Compõe ainda o duo musical Duoal em parceria com Amanda Nunes, desenvolvendo trabalhos e pesquisas nas áreas de Música, Educação Musical, Arranjo, Contação de histórias e Performance. Especializou-se em Psicopedagogia na Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ e em Musicoterapia na Faculdade Padre Dourado - FACPED.


DMITRI GADELHA
Historiador, professor da rede estadual de ensino do Ceará, coordenador escolar, contador de histórias e diretor do projeto Vila RPG.



NEYLA BONFIM
Psicóloga clínica de abordagem junguiana, diretora administrativa do Instituto Terapia Solidária, contadora de histórias, pesquisadora em mitologia comparada e integrante do projeto Vila RPG.



TALLES AZIGON

Poeta, escritor, editor e um dos criadores da Editora Substânsia. É mediador de leituras e criador da Livro Livre Curió – Biblioteca Comunitária. Publicou quatro livros de poesia e possui destacada atuação no movimento de saraus, bibliotecas comunitárias e na cena literária no estado do Ceará.



BETTE GOMES

Desde 2001 presta serviço como contadora de histórias e formadora na área, para várias instituições, destacando entre elas editora IMEPH, CCBNB (Centro Cultural Banco do Nordeste) Carri, Sousa e Fortaleza, SESC – Crato e Juazeiro, UPA (Universidade Patativa do Assaré, Cariri Garden Shopping, CeNE Central de Negócios editoriais), Centro Cultural Dragão do Mar e Centro Cultural Bom Jardim dentre outros. Teve vários projetos aprovados em editais, dentre eles: Era uma vez, Mala de histórias, Eco-contos, Varal de Contos, Contos Nordestinos, destacando o Projeto Entre Histórias e Cirandas, aprovado na XVII Mostra SESC Cariri de Culturas. Com as duas atividades vem circulando diversas cidades em quatro estados brasileiros: Ceará (Icó, Barros, Brejo Santo, Morada Nova, Tauá, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Solonópoles, Fortaleza, Cedro, etc.); Sousa-PB, Oeiras – PI, e Bodocó-PE. O seu trabalho, fundamentado na literatura oral e escrita, busca preservar o ato de contar, estimulando assim o gosto por esta atividade. Teve inspiração em contadores de histórias contemporâneos como José Mauro Brant e Bia Bedran, tendo como principal referência o pai, Sebastião Rodrigues, contador de história tradicional do Cariri.



COORDENAÇÃO GERAL E GESTÃO ESCOLAR



ELISABETE PACHECO

Narradora oral, educadora e produtora cultural, formada em Pedagogia pela URCA – Universidade Regional do Cariri e pós-graduada em Gestão Escolar. É idealizadora da Mostra Nacional de Contadores de Histórias Nas Terras do Cariri, coordenadora do Núcleo de Contação de Histórias - Território da Palavra do Coletivo Camaradas no Crato e, membro da Rede de Contadores de Histórias do Cariri. Realiza atividades como contadora de histórias e formadora de professores em várias cidades da região do Cariri no Ceará, há mais de uma década. Participou de diversos festivais e encontros de contadores de histórias no Brasil, dentre eles o Cordão de Histórias - Encontro Internacional de Contadores de Histórias em Fortaleza e no Cariri, além dos festivais nacionais de narradores de Ponta Grossa, do Rio Grande do sul e de Sergipe, dentre outros. A sua trajetória enquanto narradora oral iniciou-se em 2007, imersa no universo dos mestres e brincantes tradicionais da cultura caririense e de suas narrativas populares, tornando-se a principal influência de seu repertório. Dentre as suas principais realizações, destacam-se os projetos: “Cadê Teresa” (Festival Louco em Cena-2018); “Rodoró” (Bienal Internacional do Livro-2017); Festival de Contadores de Ponta Grossa – Paraná (2015); 3º Cordão de Histórias: Encontro Internacional de Contadores de Histórias (Fortaleza e Cariri-2015); Mostra Nacional de Contadores de Histórias nas Terras do Cariri (Idealizadora e produtora-2014); “Tampinha em um Mundo de histórias” (Mostra SESC de Cultura-2014) e o Curso de Contação de Histórias (SESC Juazeiro/2010-2012).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Turmas 2015-2019

INSCRIÇÕES ABERTAS - 2018